Diários gráficos (Parte I)

Naquele sábado de manhã, o tempo estava fresco. O céu limpo, azul, embora ligeiramente rasgado por umas nuvens finas que se desfaziam. Eram vinte, o número de pessoas que se metiam nesta experiência, o retiro dos diários gráficos: “O Espiritual no desenho”. Pessoas muito variadas, idades diferentes, sensibilidades diversas.
No terraço daquela manhã de sábado, era lançado o primeiro exercício cuja finalidade era a experiência da simplicidade e do despojamento: “Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam” dizia-nos são mateus, um dos evangelhos.
E a proposta que vinha do Mário Linhares era tão simples e tão exigente quanto esta: desenhar única e exclusivamente com o caderno sem recorrer a qualquer instrumento habitual de escrita ou de pintura (canetas, pincéis, aguarelas).
O instinto reclama sempre uma ferramenta, um utensílio que possa desenhar. Mas, naquela manhã no meio daquela serra apenas o caderno como único objecto permitido.

Ao percorrer a estrada com o caderno na mão, deparei-me com umas laranjas caídas no chão, algumas delas já abertas. Elas poderiam servir-me de água para aguarelar aquilo que gostaria de fazer que juntamente com o pigmento de algumas flores, plantas ou folhas secas, ajudar-me-ião a contemplar com o toque os “lírios do campo”.
E foram tocados e fui tocado por este desafio da simplicidade, da contemplação e pelo deixar-me surpreender sem preocupação alguma com o resultado final.
Porque o mesmo são mateus, dizia-nos “Não vos preocupeis quanto à vossa vida, com o que haveis de comer, nem quanto ao vosso corpo com o que haveis de vestir”.
E foi isto, o que saiu.

Retiro1
Retiro3
retiro4

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s